Nos limites do Brasil! (Versão em português)

Welcome to the Escola de Ensino Fundamental Padre Edson de Oliveira Dantas. Credits: Patrícia Figueiró Spinelli / GalileoMobile

Welcome to the Escola de Ensino Fundamental Padre Edson de Oliveira Dantas. Credits: Patrícia Figueiró Spinelli / GalileoMobile

por Eduardo Penteado

Próxima parada, Mâncio Lima, município localizado no extremo oeste do Acre, portanto, nos limites do Brasil! Viajamos logo após trabalharmos na última escola de Cruzeiro do Sul. Novamente carregamos a van com o nosso material e fomos para a estrada.

Ao chegar em Mâncio Lima, fomos direto para a Escola de Ensino Fundamental Padre Edson de Oliveira Dantas. Um estabelecimento bastante simples cuidado com muito carinho. As professoras que lá trabalham e a direção da escola foram muito atenciosas  conosco, proporcionando um ambiente de trabalho bastante tranquilo.

Preparamos um telão e fizemos uma apresentação rápida para todos os alunos. Num primeiro momento as crianças estavam bastante tímidas. Não sabiam ao certo o que estava por acontecer. Todos muito quietinhos, nos observavam com curiosidade. Haviam muitos cartazes com belíssimas fotos de objetos astronômicos espalhados pela escola, que foram colocados pelos nossos amigos colaboradores que viajaram conosco. Acho que esses cartazes ajudaram a deixar os alunos ainda mais curiosos.

This slideshow requires JavaScript.

Depois da apresentação inaugural, dividimos os alunos em diferentes turmas e fizemos oficinas espalhadas pela escola. Ao terminar uma oficina, os alunos seguiam para a próxima, que também estava por terminar. Assim, conseguimos trabalhar com todos os alunos. Uma das oficinas foi a projeção do Sol numa tela branca com o auxilio de um telescópio. Estava muito quente, então era difícil ficar muito tempo exposto ao Sol. Mas foi a primeira vez que a maior parte dessas crianças teve a oportunidade de manusear um telescópio e poder usa-lo para observar o Sol em segurança. Todos os alunos olhavam curiosas à tela branca onde o Sol era projetado. Foi possível, inclusive, observar diversas manchas solares. Acho que foi um momento de descoberta para os alunos, poder perceber um pouco da estrutura do Sol de uma maneira bastante simples e rápida.

Local collaborators from Gamma Hydra amateur Astronomy Club setting up the water rocket. Credits: Patrícia Figueiró Spinelli / GalileoMobile

Local collaborators from Gamma Hydra amateur Astronomy Club setting up the water rocket. Credits: Patrícia Figueiró Spinelli / GalileoMobile

Depois das oficinas, fechamos os trabalhos com o lançamento de um foguete feito de garrafa pet. Tudo preparado por um dos nossos amigos colaboradores. O lançamento foi um sucesso! Colocamos o foguete num lugar amplo e as crianças ficaram num lugar seguro para observar o lançamento. Fizemos a contagem regressiva: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, lançar! E lá se foi o foguete, cruzando todo o pátio da escola. Os alunos, numa exaltação característica da curiosidade juvenil, correram atrás do foguete e o resgataram de volta ao ponto de lançamento. Correram com o foguete nas mãos como se trouxessem um trofeu. Mas o verdadeiro trofeu fomos nós que recebemos ao ver o sorriso no rosto das crianças.

E assim terminamos as nossas atividades no Acre. Cruzamos o Estado de uma ponta a outra, chegando aos limites do Brasil. Aprendemos muito nessa viagem. Fizemos amigos e conhecemos pessoas incríveis. Trabalhamos com crianças maravilhosas. Conhecemos professores fantásticos. Experimentamos novos sabores. Respiramos uma nova brisa. Acho que aprendemos mais do que ensinamos. Novamente era preciso seguir viagem. No dia seguinte pegamos a estrada de volta a Rio Branco para, logo em seguida, pegar um vôo para Porto Velho, capital do Estado de Roraima. Uma nova jornada se iniciava.

Where's Waldo?. Credits: Patrícia Figueiró Spinelli / GalileoMobile

Where’s Waldo?. Credits: Patrícia Figueiró Spinelli / GalileoMobile

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s